Quem somos

A DevelopMind é uma associação sem fins lucrativos constituída por uma equipa multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras, psicomotricistas, psicopedagogos e assistentes sociais.

Missão

A DevelopMind pretende actuar nos diferentes sistemas criança/jovem, família, comunidade e técnicos. Neste sentido, constitui-se como uma equipa multidisciplinar, promovendo projectos de diferentes linhas terapêuticas, psicopedagógicas e comunitárias.

Princípios Orientadores

Abordagem Multissistémica: A psicopatologia é entendida simultaneamente em múltiplos sistemas, nos vários tipos de avaliação, prevenção e tratamento.

Abordagem Desenvolvimental: As intervenções em saúde mental devem ser integradas nos conhecimentos científicos actuais sobre o desenvolvimento humano e suas trajectórias desviantes.

Evidência e efectividade: As intervenções devem prioritariamente ser baseadas na evidência e monitorizadas sistematicamente por forma estimar a sua eficácia, efectividade e custo-efectividade.

Equidade e Justiça Social: As intervenções devem incluir e priorizar aqueles que por razão do seu desfavorecimento social estão em maior risco de desenvolver problemas crónicos e simultaneamente de ter cuidados de saúde mental insuficientes.

 

Órgãos Sociais para o triénio de 2013-2016
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Paula Lucas
1º Secretário: Patrícia Câmara
2º secretário: Ana Pereira
1º Suplente: Maria João Rebotim
2º Suplente Jorge Câmara
Direcção
Presidente: João Paulo Ribeiro
Vice-Presidente: Artur Malícia Correia
Secretário: Bernardo Couto
Tesoureiro: Nuno Torres
Vogal: João Laureano
1º Suplente: Miguel Alvarez
2º Suplente: Maria João Regala
Conselho Fiscal
Presidente: Domingos Neto
Vogal: Filipe Madeira
Vogal: Inês Amaral
Suplentes: Itana Cruz e Bruno Rosa
A direcção da Developmind estrutura-se em delegações locais/territoriais e 3 núcleos de intervenção. As delegações locais/territoriais são Lisboa, Oeiras e Cascais, e os núcleos de intervenção são Coordenação Cientifica, Clínica Social e Escolas.
As delegações territoriais são compostas por um responsável que tenha amplo conhecimento profissional e pessoal do terreno e tenha uma rede profissional e pessoal estabelecida no terreno com ligações a atores de poder local, redes e redes de profissionais que atuem na área da infancia e juventude. O responsável pela delegação é um membro da direcção e reporta diretamente a ela, e
tem autonomia para nomear colaboradores, e articular com os atores locais, e deve propor planos de execução regulares de intervenção à direção.
O núcleo de coordenação cientifica é coordenado por um elemento da direcção com ligação a uma universidade ou estabelecimento de ensino superior e é responsável por estabelecer protocolos de investigação e monitorização das intervenções da Developmind, bem como por atualizar a direcção dos recentes avanços científicos nas áreas de intervenção com crianças e jovens; os protocolos de investigação e monitorização são coordenados de forma independente através de investigadores externos à associação.
O Núcleo de clínica social avalia e encaminha os casos de pobreza e desfavorecimento socio-económico de forma a promover a equidade no acesso ás intervenções da associação.
O Núcleo Escolas realiza a integração dos projetos em meio escolar.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s